O que é Cochayuyo?

O cochayuyo ou  Durvillaea antarctica

de Lugares Lindos

As Algas Cochayuyo:

O cochayuyo, ou  Durvillaea antarctica,  é uma alga marinha presente da costa do chile,  cujo talo  pode alcançar mais de três metros de comprimento e 20  cm de largura, com excelentes propriedades nutritivas e medicinais, muito utilizada em pratos da culinária chilena.

Durvillaea antarctica, a planta do mar, o cochayuyocachiyuyo, cochaguascacochahuasca, ou coyofe, é uma alga castanha, comestível rica em iodo que habita na costa dos mares sub-antárcticos, em Chile, Nova Zelândia e o oceano Atlântico Sul. O seu nome rende homenagem ao explorador francês Jules Dumont d’Urville (1790-1842).

cochayuyo, ou  Durvillaea antarctica,  é uma alga marinha presente da costa do chile
Algas Cochayuyo

A palavra cochayuyo vem de quiche “kochu” (lagoa) e “yuyo” (vegetal)

Propriedades Medicinais

Excelente  principalmente para o aparelho digestivo e para  o  coração. É um excelente regulador dos níveis de colesterol. É recomendado em dietas de controle de peso, é riquíssimo em fibras e iodo. Excelente também no combate à fadiga e esgotamento crônico.

Contra Indicações

Devido ao seu alto teor de sódio, seu consumo não é recomendado em caso de hipertensão e alto consumo de iodo, em pessoas com hipertireoidismo.

Uso na Culinária

Reconhecida  como superalimento por suas propriedades nutricionconais, a cochayuyo é muito utilizada na culinária chilena em guisados, saladas, pastéis, sopas e até  geléias.

Receita Típica:  Salada  de Cochayuyo

Ingredientes:

  • 1 maço de Cochayuyo
  • ½ xícara de Vinagre
  • 2 cebolas médias
  • 1 maço de Coentro
  • 3 colheres de chá de azeite
  • 3 limões
  • 1 pitada de páprica vermelha
  •  Modo de Fazer

Deixe o cochayuyo de molho em água com o vinagre durante a noite;  No dia seguinte, corte em cubos e cozinhe em água fervente durante 15 minutos;  Após o  cozimento  lave o cochayuyo, em água ria corrente; Pique bem o coentro e  adicione ao cochayuyo;  Pique   bem as cebolas, coloque-as em uma peneira, escalde e depois lave em água fria para amaciar;  Prepare um molho com o suco dos limões o óleo e sal; Misture todos os ingredientes e deixe descansar uns 15 minutos antes de servir.

 

Em Puerto Montt, essa alga é encontrada facilmente no centro comercial e no Mercado Angelmó mas eu ainda não tive coragem de provar porque achei um tanto esquisita rsrsr.  Que você acha? Você já provou algum prato com essa alga??

 

You may also like

1 comment

Mercado Angelmó, mistura de arte, sabor e beleza March 11, 2019 - 12:49 am

[…] alguns deles bastante exóticos e que eu ainda não tive coragem de provar rsrsrsr que é o caso do cochayuyo e do luche, duas espécies de algas que são muito populares entre os […]

Reply

Deixe um comentário