As Algas Cochayuyo:
O cochayuyo, ou Durvillaea antarctica, é uma alga marinha presente da costa do chile, cujo talo pode alcançar mais de três metros de comprimento e 20 cm de largura, com excelentes propriedades nutritivas e medicinais, muito utilizada em pratos da culinária chilena.
Durvillaea antarctica, a planta do mar, o cochayuyo, cachiyuyo, cochaguasca, cochahuasca, ou coyofe, é uma alga castanha, comestível rica em iodo que habita na costa dos mares sub-antárcticos, em Chile, Nova Zelândia e o oceano Atlântico Sul. O seu nome rende homenagem ao explorador francês Jules Dumont d’Urville (1790-1842).
A palavra cochayuyo vem de quiche “kochu” (lagoa) e “yuyo” (vegetal)
Propriedades Medicinais
Excelente principalmente para o aparelho digestivo e para o coração. É um excelente regulador dos níveis de colesterol. É recomendado em dietas de controle de peso, é riquíssimo em fibras e iodo. Excelente também no combate à fadiga e esgotamento crônico.
Contra Indicações
Devido ao seu alto teor de sódio, seu consumo não é recomendado em caso de hipertensão e alto consumo de iodo, em pessoas com hipertireoidismo.
Uso na Culinária
Reconhecida como superalimento por suas propriedades nutricionconais, a cochayuyo é muito utilizada na culinária chilena em guisados, saladas, pastéis, sopas e até geléias.
Receita Típica: Salada de Cochayuyo
Ingredientes:
- 1 maço de Cochayuyo
- ½ xícara de Vinagre
- 2 cebolas médias
- 1 maço de Coentro
- 3 colheres de chá de azeite
- 3 limões
- 1 pitada de páprica vermelha
- Modo de Fazer
Deixe o cochayuyo de molho em água com o vinagre durante a noite; No dia seguinte, corte em cubos e cozinhe em água fervente durante 15 minutos; Após o cozimento lave o cochayuyo, em água ria corrente; Pique bem o coentro e adicione ao cochayuyo; Pique bem as cebolas, coloque-as em uma peneira, escalde e depois lave em água fria para amaciar; Prepare um molho com o suco dos limões o óleo e sal; Misture todos os ingredientes e deixe descansar uns 15 minutos antes de servir.
Em Puerto Montt, essa alga é encontrada facilmente no centro comercial e no Mercado Angelmó mas eu ainda não tive coragem de provar porque achei um tanto esquisita rsrsr. Que você acha? Você já provou algum prato com essa alga??