Cerro Santa Lucia – Detalhes do 5º Melhor Passeio de Santiago

by Lugares Lindos

Cerro Santa Lucia

O Cerro Santa Lucia é um parque urbano situado no Bairro Lastarria. Possui jardins exuberantes,  monumentos e mirantes. Um dos mirantes fica no cume do Castillo Hidalgo, com uma vista de 360 graus. É a quinta maior atração da cidade de Santiago do Chile.

Cerro Santa Lucia

Assim como o Cerro San Cristobal, no Parque Metropolitano de Santiago, o Cerro Santa Lucia é um lugar convidativo, para visitar sem pressa, apreciando a bela arquitetura das áreas construídas e as muitas espécies de árvores, arbustos e flores.

Existe também um quiosque aonde podemos fazer um lanche ou tomar um granizado de frutas nativas, gostosinho e bem apreciados durante uma paradinha na subida em dias de calor.

Nós já visitamos o Cerro Santa Lucia três vezes porque é realmente um passeio muito legal.

A subida ao mirante do cume deixa os sedentários um pouquinho ofegantes,  pero,  vale muito a  pena. 

Cerro Santa Lucia Subida para o Mirante
As escadas de pedra que levam ao mirante do cume são íngremes e estreitas.

No final, quando alcançamos o topo a gente vê que cada passo vencido, nas ladeiras e degraus, têm como bônus a magnifica vista da cidade e da cordilheira.


Um Pouco da História do Cerro Santa Lucia

Originalmente era um morro sagrado para os Mapuches, povos originários do Chile. Eles chamavam a colina de Huelén, uma palavra que em Mapudungun significa melancolia, tristeza ou dor.

Com a chegada dos espanhóis, o cerro de possui 69 metros de altura e 65.300 m2 de superfície, que era originalmente uma rocha acidentada  se tornou um ponto de vigia da cidade ora colonizada e recebeu a construção de dois fortes: o Castillo González no Terraço Caupolicán e Santa Lucía, atual Castillo Hidalgo

Entre 1840 e 1862 funcionou o primeiro observatório astronômico no cume, o qual foi transferido para a Quinta Normal.

O cerro foi transformado em parque em 1872 por iniciativa do então prefeito Benjamín Vicuña Mackenna.

Há detalhes em cada lugar. As construções antigas dão um charme todo especial ao lugar, assim como as balaustradas, lanternas, estátuas, fontes e vasos que foram trazidos da Europa e que embelezam ainda mais o lugar. Foram construídos também caminhos de paralelepípedos para carruagens.

Cerejeira do Japão em Jardim Cerro Santa Lucia

Em 1954 foi construído o Jardim Japonês, localizado no setor oriental do cerro, com a ajuda da embaixada daquele país.

O Cerro Santa Lucia se tornou um ícone da cidade e foi declarado monumento nacional em 16 de dezembro de 1983 pelo decreto 1636 do Ministério da Educação Pública.

Este parque está entre as mais belos passeios do Centro Histórico de Santiago

Quais as Atrações do Cerro Santa Lucia?

O Cerro Santa Lucia oferece tem como principais atrações:

Terraza Neptuno

O Terraza Neptuno, ou Terraço Netuno foi construído em três níveis entre 1897 e 1903 como a principal ornamentação da entrada da colina da Alameda, ocasião em que foram expropriadas e demolidas várias construções que impediam seu acesso e interromperam sua visão da Alameda.

Cerro Santa Lucia – Terraza e Fonte Neptuno

Algo que chama muito a atenção no Terraza Neptuno é a sua fonte. A Fonte de Netuno é uma fonte dedicada ao deus romano dos mares , Netuno.

Há uma outra fonte de Netuno e sua esposa Afrodite, esta situada na parte externa do Cerro, pela entrada da colina em direção à Calle Merced. O monumento foi doado à Cidade de Santiago por Matías Cousiño.

Ambas as fontes foram restauradas em 2012 como parte dos trabalhos do Bicentenário do Chile .

No Terraza Neptuno há também um Escritório de Turismo do Município de Santiago.

Terazza Caupolicán

O Terraza Caupolicán possui lindos jardins floridos, esculturas e vistas para a cidade e os para pátios inferiores. Na entrada há um brasão espanhol esculpido em pedra. Esse brasão foi originalmente feito para ser colocado no Palácio de La Moneda.

Ermida de Benjamín Vicuña Mackenna.

É uma capela em estilo gótico, construída em homenagem a Benjamin Vicuña Mackenna, local onde se encontram os seus restos mortais.

Castillo de Hidalgo.

Inicialmente o Castillo Hidalgo era um forte, depois passou a abrir o “Museu Indígena”. Atualmente opera como um centro de eventos.

Jardim Circular

O Jardim Circular foi o primeiro jardim plantado na colina, razão pela qual suas árvores são as mais antigas do parque.

>>> Clique aqui para ver mais fotos do Cerro Santa Lucia <<<

Cerro Santa Lucia Horário de Funcionamento?

O Cerro Santa Lúcia funciona em horários distintos, dependendo das estações climáticas. Veja:

Horário de Funcionamento: O Cerro Santa Lucia é aberto a visitação diariamente e o acesso é gratuito. Em dias de chuva este passeio público fica fechado.

Durante o Verão está aberto de segunda a domingo das 09:00 às 19:00 horas. Durante o Inverno abre de segunda a domingo das 09:00 às 18:00

Aos Domingos e Segundas existem passeios guiados e gratuitos, à partir das 10:00 horas.

Qual o Endereço do Cerro Santa Lucia?

O Cerro Santa Lucia fica no quadrante delimitado pela Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, Calle Santa Lúcia, Calle Victoria Subercaseaux e Calle Merced. Para acessar o cerro você tem três opções:

Entradas-Cerro-Santa-Lucia
  • Portões ao lado da Plaza Vicuña Makenna esquina com Avenida Libertador Bernardo O’Higgins; Por esta entrada você tem acesso ao Centro de Exposicion y Venta de Arte Indigena.
  • Portões pela Calle Santa Lucia: este acesso se dá pela lateral aonde existe um elevador mas nas três oportunidades em que estivemos lá o mesmo estava desativado;
  • Portões da Calle Merced: Entrando por estes portões você verá a Fonte Neptuno y Afrodite, já citada acima.

Como chegar ao Cerro Santa Lucia?

O local é servido por duas linhas do Metro de Santiago

Se preferir fazer este e outros passeios por lugares lindos de Santiago nós recomendamos o Agente de Turismo Alex do alexnochile Entre em contato agora pelo WhatsApp: +569 3028-2695. 

Dicas de Economia

Se você nunca se hospedou pelo AIRBNBeu te presenteio com um SUPER DESCONTO de até R$ 180,00Reserve agora e economize R$ 180,00!!

Compare os preços das melhores operadoras de Seguro Viagem com cobertura em todos os continentes, para todas as idades. Use o código de cupom BLENDAYANEZ5 para receber 5% de desconto!

Pesquise nos melhores nos 3 melhores motores de busca as suas passagens aéreas: Descontos especiais no MAXMILHAS e PREÇOS PROMOCIONAIS no PASSAGENS PROMO . OU pesquise no Viajanet .

Reserve já o seu hotel pelo Booking! São milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos de sucesso. Clique aqui para garantir sua hospedagem pelo Booking.

Viaje Conectado. Nada pior que chegar num destino de viagem e não conseguir ter acesso à internet, não é mesmo? A gente quer avisar que chegou bem, mandar fotos e sem internet não dá! Mas não precisa ser assim. Compre seu chip internacional Viaje Conectado.

Quer alugar um carro? Compare os preços em mais de 100 locadoras,

escolha agora e pague em até 12 parcelas na Rentcars!

Ficamos por aqui desejando que este post tenha sido útil pra você. Se tiver dúvidas, deixe no comentário e eu vou responder.

Fique bem. Fique com Jesus.

 

You may also like

Leave a Comment