Valparaíso – Chile, a Cidade de 1001 Cores

de Lugares Lindos

Valparaíso no Chile é o segundo destino mais visitado por turistas que chegam àquele país. A cidade de Valparaíso no Chile chama a atenção por causa das paisagens de casinhas e ruas coloridas, mas ela é muito mais que isso.

Casas coloridas de Valparaíso - Chile
Casas coloridas de Valparaíso – Chile

A cidade de Valparaíso fica a 115,6 km de distância de Santiago do Chile e depois de uma hora e meia de viagem, nós chegamos num ônibus da Turbus que pegamos no Terminal Alameda, na capital.

Valparaíso é formada por cerros voltados para o Pacifico. As construções são apinhadas de uma forma muito louca e incrivelmente atraente. Nós visitamos em três dias, parte de ônibus e boa parte batendo perna mesmo. Foi um sobe e desce sem fim (risos) mas valeu a pena e queremos compartilhar tudo com você!

Como é Valparaíso – Chile

Valparaíso é como uma tela de aquarela imensa aonde artistas expressam sua arte, suas alegrias, prazeres e dores através da pintura de grafites.

Valparaiso Chile Ruas Coloridas
Valparaíso é uma galeria a céu aberto.

A impressão que temos é que todas as cores do mundo estão em Valparaíso. É uma cidade incomum: expressões artísticas nas paredes, no chão e nas escadas de degraus, transformam a cidade numa galeria a céu aberto.

Ruas de Valparaíso - Chile
Que lugar gostoso de estar!

Ficamos encantados com as ruas coloridas de Valparaíso. Não foi à toa que Valparaíso foi declarada patrimônio cultural da humanidade.

Assim que entramos na cidade, compreendemos a razão: Valparaíso é fantástica! A cidade conserva um belo conjunto arquitetônico com construções cheias de lindos detalhes deixados por seus colonizadores. Por todos os lados, o que se vê são cores em desenhos, frases e poemas flutuando sobre casas simples, escadarias, ruelas e becos.

Pontos Turísticos e Atrações de Valparaíso

Vários são os pontos turísticos e atrações de Valparaíso. Relacionamos os que consideramos mais interessantes

Estação de Troles

Valparaíso é uma cidade pra lá de pitoresca e quando chegamos, fomos logo pra estação do trólebus, essa simpática aí abaixo.

Da estação rodoviária de Valparaíso caminhamos duas quadras e chegamos na estação dos Troles.

Os troles ou tróle bus por fora se parecem antigos e alguns realmente são, mas por dentro são muito bons. Chegamos e logo partimos, rumo ao Cerro Artilleria!

Estação de Troles Bus em Valparaíso - Chile
Estes ônibus são ícones da cidade e estão presentes nos cartões postais e vários souvenires de Valparaíso.

Os Trólebus, são ônibus movidos a eletricidade, através de cabos aéreos. A rede de trólebus de Valparaíso opera desde 1952, sendo atualmente a única rede de trólebus no Chile e a segunda mais antiga da América do Sul.

Nós fizemos um pequeno vídeo, mostrando o trólebus, só pra quem nunca viu um ônibus pendurado nos fios (risos) . Mas dê uma olhadela mesmo que já tenha visto. É super rápido, só pra brincar um pouco rsrsrs

O percurso que fizemos não foi longo e no caminho passamos por pontos turísticos legais, que vimos de pertinho mais tarde.

Aduana
Aduana – Monumento Histórico desde 1976

A Aduana Valparaíso fica ao lado da estação do Funicular Artilleria.

Detalhe da Aduana de Valparaíso
Detalhes da fachada da Aduana de Valparaíso – Eu amo esse estilo. E você?

Funicular Artilleria

Não há nada mais pitoresco que os ascensores de Valparaíso. Eles fazem parte da história da cidade e são um importante meio de transporte.

O funicular Artilleria, dentre os muitos outros funiculares espalhados aos pés das colinas, é o que recebe maior demanda, dando acesso ao Cerro que leva o mesmo nome, aonde está o Mirante do Paseo 21 de Mayo .

Do Cerro Artilharia a gente pode apreciar uma linda vistas para o porto, o Oceano Pacifico e Viña del Mar.

Mirante do Paseo 21 de Mayo

Este mirante fica localizado no Cerro Artillería. Dele é possível ter uma vista ampla do porto, dos demais cerros, e também Viña del Mar, a cidade vizinha.

Nós subimos a esse mirante pelo funicular que também leva o nome Artillería, que é o mais antigo da cidade e está em operação desde o século XIX.

Quando nós descemos do funicular, logo avistamos uma feira de artesanato com muita coisa bonita!!! Aproveitamos para comprar algumas lembranças do lugar.

Porto de Valparaíso, Chile

Em Valparaíso está o maior e mais importante porto do Chile e podemos vê-lo do Passeo 21 de Mayo que dá uma visão panorâmica bem legal. Olha que colorido bonito!

Porto de Valparaíso - Chile
O Porto de Valparaíso é o maior do Chile

Deste porto saem passeios turísticos de barcos e, ao lado, há também uma estação de trem, com partidas e chegadas do metro que liga Valpo a Viña del Mar. Quando a gente entra na estação do metro, vê os enormes navios atracados bem de pertinho.

Prédio da Armada de Chile

Este edifício foi declarado Monumento Histórico do Chile, ao mesmo tempo em que o Sotomayor Plaza e todos os edifícios que o rodeiam foram declarados uma Zona Típica e de Proteção.

Prédio da Armada de Chile em Valparaíso - Chile
Eu me apaixonei pelo belíssimo prédio da Armada de Chile. Foi declarado monumento histórico em 1979.

Prédio da Armada de Chile, também conhecido como Edifício da Intendência de Valparaíso, pelo primeiro uso que foi dado, é um edifício de estilo neoclássico francês de 5 andares e 8000 metros quadrados. Fonte e créditos pela foto: Wikipedia.

Uma Curiosidade:

A sede da Presidência da República do Chile fica na capital Santiago, no Palácio La Moneda, mas é em Valparaíso que está a sede do Congresso chileno.

Plaza Sotomayor

A Plaza Sotomayor, foi inaugurada em 1910 e recebeu esse nome em homenagem ao Ministro da Guerra do Pacífico. Esta praça é ponto de partida para muitos dos passeios da cidade.

Monumento Colônia Britânica

No início do século XIX comerciantes britânicos se estabeleceram em Valparaíso que, na época, era uma pequena aldeia de pescadores. Esse ingleses trouxeram com eles o estilo britânico para suas moradias, escolas, jornais e esportes.

Abaixo, o Arco Britânico, um presente da colônia britânica a Valparaíso.

Monumento em Homenagem à Colônia Britânica
Uma sergipana no Arco Britânico, em Avenida Brasil, Ciudad de Valparaíso do Chile.
Que mistura! rsrs

O bairros ocupados pelos britânicos tinham fortes características da cultura inglesa, até hoje preservadas. Um exemplo é essa casa estilo vitoriano, situada ao lado do Passeo 21 de Mayo, no Cerro Artilleria.

Casa Vitoriana - Herança da Colonização Britânica
Casa Vitoriana – Herança da Colonização Britânica

Você sabia que uma das maiores paixões do povo chileno, o futebol, foi trazido ao Chile pelo ingleses?

Palacio Baburizza

Esse palácio  foi construído pelo imigrante italiano Ottorino Zanelli, em 1916, projetado pelos arquitetos Arnaldo Barison e Renato Schiavon, Atualmente é a casa do Museu Municipal de Belas Artes de Valparaíso.

Palácio Baburizza.
Palácio Baburizza Foto: Monumentos

La Sebastiana

A Casa Museo La Sebastiana é uma das casas do poeta chileno Pablo Neruda, localizada no Cerro Florida. Em 2011, a casa foi declarada monumento nacional.

La Sebastiana
La Sebastiana – Foto Monumentos

Quiero hallar en Valparaíso una casita para vivir y escribir tranquilo. Tiene que poseer algunas condiciones. No puede estar ni muy arriba ni muy abajo. Debe ser solitaria, pero no en exceso. Vecinos, ojala invisibles. No deben verse ni escucharse. Original, pero no incómoda. Muy alada, pero firme. Ni muy grande ni muy chica. Lejos de todo pero cerca de la movilización. Independiente, pero con comercio cerca. Además tiene que ser muy barata ¿Crees que podré encontrar una casa así en Valparaíso?” – Pablo Neruda.

Hotel Atkinson - na colorida Valparaíso - Chile
Hotel Atkinson – na colorida Valparaíso – Chile

Cerro Alegre e Cerro Concepción

No século XIX, os cerros Alegre e Concepción foram escolhidos por imigrantes europeus, principalmente ingleses e alemães para fixarem as suas residências.

Cerro Alegre e Cerro Concepcion
Cerro Alegre e Cerro Concepcion – Perca-se nestas lindas ruas

Eles deram origem a um bairro residencial formado por casas de um nível de construção superior ao usual da época. Os ingleses também criaram numerosos jardins, cuja coloração, juntamente com a das casas, determinou o nome da colina leste.

Cerro Alegre Cerro e Concepcion
Cerro Alegre Cerro e Concepcion

Atualmente esses dois cerros mantém essas características e as residências abrigam charmosos museus, hotéis, pousadas e cafés.

Pausa para um cafezinho com kuchen
Pausa para um cafezinho com kuchen

Os Hotéis Incríveis de Valparaíso!

Se você reservar através no nosso link de afiliados receberemos uma pequena comissão mas você não paga nada a mais por isso. Clique para ver como são realmente incríveis 🙂

Gervasoni Hotel Boutique – Localizado em Cerro Concepción, numa mansão de 1870 com arquitetura de influência europeia. Pontuação 8,6 no Booking

Hotel Brighton – Situado nas históricas Colinas de Concepción, em Valparaiso

Nómada Eco-Hostel Situado na Avenida Brasil. Decorados em estilo original.

Hotel Boutique Casa Vander – Situado no Cerro Alegre, a apenas 1 minuto a pé do Funicular Reina Victoria.

Se você nunca se hospedou pelo AIRBNB, eu te presenteio com um SUPER DESCONTO de R$ 180,00! Reserve agora e economize R$ 180,00!! pra você economizar na sua hospedagem nessa cidade linda.

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (SCL), também conhecido com Aeroporto de Pudahuel e Aeroporto Internacional de Santiago.

Do Terminal Alameda ( Libertador General Bernardo O’Higgins 3750) partem ônibus o dia todo a cada 20 minutos para Valparaíso. A Linha Vermelha do Metrô Universidad de Santiago é a mais próxima e você tem a opção de sair da estação diretamente para o Terminal Alameda, em frente aos guichês de vendas de passagens.

Se você tá viajando no seu carro, deve pegar a Ruta 68. Se quiser reservar um carro super aconselho porque a viagem é tranquila e você ganha tempo pra ver muito mais de Valparaíso e Viña del Mar num único dia.

Importante: Nunca viaje sem seguro. É essencial e não custa caro. Compare os preços das melhores operadoras de Seguro Viagem com cobertura em todos os continentes, para todas as idades. Use o código de cupom BLENDAYANEZ5 para receber 5% de desconto!

Clima

Em Valparaíso, as temperaturas variam entre os 7 °C e 20 °C e raramente são inferiores a 4 °C ou maiores que 23 °C. A melhor época do ano para turismo em Valparaíso é de dezembro ao comecinho de março.

Que saudade!!

Nós fomos embora com um gostinho de quero mais e desejamos voltar em breve e contar tudo pra você. Por enquanto, nos despedimos com a esperança de que nosso post possa ter sido útil pra você e que você tenha se divertido com a gente.

Deixe sua opinião. Ela é muito importante pra nós. Agradecemos por você estar esse tempo com a gente e te deixamos um grande beijo.

You may also like