Frutillar Chile

de Lugares Lindos

Frutillar,  é uma pequena cidade do sul do Chile, na verdade é bem pequenina mas nada insignificante. Ela é totalmente fofa, fica pertinho de Puerto Varas e não pode ficar fora do seu roteiro se você for viajar pela Patagônia.

É um lugar inesquecível, e justo por isso, sábado de manhã o tempo tava bom e decidimos aproveitar pra sair e passear mais uma vez em Frutillar Bajo, a parte mais baixa da cidade de Frutillar, às margens do Lago Llanquihue.

Frutillar Bajo - A mais bela cidade do Chile
Frutillar Bajo – Para mim, a mais bela cidade do Chile

 Frutillar foi fundada em 1856, colonizada por alemães, o que lhe rendeu a  herança arquitetônica  e  a deliciosa gastronomia (reposteria)  típicas dos seus colonizadores, tornando-a  um destino diferente, super bonito e delicioso.

O Que Fazer em Frutillar Bajo

Antes que você me pergunte o que fazer em Frutillar Bajo eu já vou te dizendo: ver absolutamente tudo. A paisagem natural,  a arquitetura, os singelos monumentos espalhados pela orla… Por onde você passar vai ver coisas interessantes e bonitas. Vamos mostrar aqui apenas algumas delas:

Vulcão Osorno

É inevitável não começar por ele. Logo de chegada, enquanto o ônibus desce a ladeira de acesso,  o visitante fica impressionado com a beleza do Vulcão Osorno que surge no horizonte bem à frente.

Vulcao Osorno Chegada Frutillar
Vulcao Osorno Chegada em Frutillar – Chile

Como eu disse antes, em Puerto Montt e Seus Pontos Turísticos, os vulcões estão por toda parte de Los Lagos e em Frutillar não é diferente, aliás, durante grande parte do trajeto eles pontilham a viagem enfeitando a paisagem.

Deitados na praia de frutillar bajo no chile, sem pressa pra nada
Deitar na praia, sem pressa pra nada. Foi isso que fizemos na chegada. Tava um friozinho gostoso e a gente ficou ali,  “de tampa pra cima” como diz minha mãe.  Espichados no sol e olhando a paisagem.

O  desembarque do ônibus é justamente na avenida que margea o Lago Llanquihue e a gente já vê que a paz e beleza moram  ali, enquanto do outro lado do lago, os vulcões roubam a atenção, especialmente o Osorno que se mostra mais bonito e notável alí do que nas outras cidades. o Pontiagudo é outro que desponta no cenário.

Frutillar: Cidade Criativa da Música

Frutillar é uma cidade que respira música e não foi à toa que em 2017 sua vocação musical foi reconhecida  pela UNESCO que lhe deu o título de Cidade Criativa da Música.

Além das diversas atividades artísticas, todos os anos acontecem as semanas musicales, com atrações  nacionais e internacionais.  Um festival que reúne pessoas de toda parte do Chile e do Exterior, dentro e fora do palco.

Mantido pelo governo e pela iniciativa privada, o festival tem como principal mantenedor a Nestlé e essa marca está presente em vários pontos da cidade, como neste simpático piano de ferro que todo mundo faz questão de “tocar”. Eu também fiz 🙂

Teatro del Lago

O Teatro do Lago, por sua vez é referência cultural para o Chile e América Latina,  é o palco de grandes apresentações durante o ano todo. Além de salas de apresentações e eventos, o teatro possui um café e restaurante, uma loja de souvenirs com itens ligados aos temas artísticos e o Viveiro Criativo, uma oficina de arte onde crianças ficam enquanto seus pais  assistem aos espetáculos.

Teatro do Lago em Frutillar Bajo Chile
Teatro do Lago em Frutillar Bajo Chile

Revestido com madeira colorida, o Teatro do Lago, possui a arquitetura moderna mas que se integra muito bem ao local.

Um tour guiado no seu interior custa $ 6.500 pesos chilenos por pessoa para adultos e $ 5.000 pesos chilenos para estudantes e idosos ,  por pessoa,  agendados previamente para os horários das  10:30h, 12:00h, 15:00h ou 17:00h.  Neste link você pode ver a programação e comprar ingressos tanto pra visita como para as demais atividades.

Muelle Frutillar

O Muelle Frutillar é um charmoso pier de madeira.  Um lugar super romântico pra relaxar contemplando as águas cristalinas do lago. À noite, todo iluminado o muelle fica ainda mais gostoso pra passear e namorar. O frio? Quem se importa?

Muelle - Frutillar Bajo
Frutillar – Chile – Muelle

 

Pequenos detalhes aqui e ali, por todas as ruas, fazem dessa cidade um lugar super especial!

Notas Musicais em Frutillar Bajo - Chile

Notas Musicais estão espalhadas pela cidade. Um mimo a mais dessa cidade fofa.

Frutillar-Bajo-Chil e - Linda Pintura no Teto Gazebo
Parte da pintura no teto do coreto retrata a história da cidade. Outra coisa que amo são os detalhes de arabescos na ferragem.
Templo da Igreja Luterana em Frutillar Bajo – Chile

Templo Paróquia I. Concepção

Templo Paróquia I. Concepción - Frutillar Bajo
Templo Paróquia I. Concepción – Frutillar Bajo

Templo Luterano de Frutillar

Mansões Antigas

Várias mansões antigas fazem de Frutillar Bajo um cenário romântico e espetacular, diferente de tudo que estamos acostumados a ver, exceto em filmes de época.

Elas estão presentes em toda a costaneira e nas ruas adjacentes, seja como residências, pousadas ou cafés e restaurantes.Uma caminhada sem pressa é a melhor maneira de conhecê-la.

Eu pretendia fotografar as principais, listadas no folheto do Centro de Informações Turísticas,  na Avenida Bernardo Philippi, aonde estão concentrados restaurantes, salões de chá e empórios,  mas fiquei sem câmera. Que raiva!

Pra levar muitas fotos lindas pra casa, leve sua câmera, ou celular mas não esqueça de carregar a bateria antes, como eu esqueci 🙁

Museu Colonial Alemão

 

 

Como chegar a Frutillar Bajo

Por terrestre

Fomos por conta própria em ônibus local. É fácil porque  a cada 15 minutos há um microbus saindo da Rodoviária de Puerto Montt  com destino a Puerto Varas. O percurso é muito rápido,  dura em média 25 minutos. A passagem custa $ 900 pesos chilenos, por pessoa e lá fomos nós. De Puerto Varas, outro microbus leva a Frutillar Bajo, passagem a $ 1200 pesos chilenos por pessoa, cerca de  R$ 6,00 são mais 30 a 40 minutos em média. Tudo depende do trânsito e horário, claro.

Via Aérea

O aeroporto mais de próximo   de Frutillar  é Aeroporto El Tepual, (PMC)  de Puerto Montt .  Os voos Santiago/Puerto Montt duram cerca de 1h:40min, através das linhas aérea Latam, SKY Airline e Air Comet que têm vôos diários.

Via Marítima

Puerto Montt recebe regularmente navios de cruzeiros nas altas estações.  De Puerto Montt partem barcos que vão para o sul do sul do Chile, inclusive Frutillar.

Pacotes Turísticos:

Existem  opções de tour guiado com vans confortáveis e  guia turístico narrando em espanhol, inglês ou português. Você pode escolher entre os melhores tours para a região de Los Lagos, clicando aqui.

 

You may also like

1 comment

Os Encantos De Puerto Varas - Lugares Lindos June 18, 2019 - 12:06 pm

[…] Clique aqui para conhecer Frutillar, uma cidade totalmente fofa. […]

Reply

Deixe um comentário