Frutillar, é uma pequena cidade do sul do Chile, que é bem pequenina mas nada insignificante. Ela é totalmente fofa, fica pertinho de Puerto Varas, e não pode ficar fora do seu roteiro na Patagônia.
É um lugar inesquecível, a parte mais baixa da cidade, chamada de Frutillar Bajo, situada às margens do Lago Llanquihue de onde se tem uma vista maravilhosa dos vulcões, especialmente do Osorno, que nos recepciona na chegada, quando o clima ajuda.
Frutillar foi fundada em 1856, colonizada por alemães, o que lhe rendeu a herança arquitetônica e a deliciosa gastronomia (reposteria) típicas dos seus colonizadores, tornando-a um destino diferente, super bonito e delicioso.
O Que Fazer em Frutillar Bajo
Antes que você me pergunte o que fazer em Frutillar Bajo eu já vou te dizendo: ver absolutamente tudo. A paisagem natural, a arquitetura, os singelos monumentos espalhados pela orla… Por onde você passar vai ver coisas interessantes e bonitas. Vamos mostrar aqui apenas algumas delas:
Vulcão Osorno
É inevitável não começar por ele. Logo de chegada, enquanto o ônibus desce a ladeira de acesso, o visitante fica impressionado com a beleza do Vulcão Osorno que surge no horizonte bem à frente.
Como eu disse antes, em Puerto Montt e Seus Pontos Turísticos, os vulcões estão por toda parte de Los Lagos e em Frutillar não é diferente, aliás, durante grande parte do trajeto eles pontilham a viagem enfeitando a paisagem.
O desembarque do ônibus é justamente na avenida que margea o Lago Llanquihue e a gente já vê que a paz e beleza moram ali, enquanto do outro lado do lago, os vulcões roubam a atenção, especialmente o Osorno que se mostra mais bonito e notável alí do que nas outras cidades. o Pontiagudo é outro que desponta no cenário.
Frutillar: Cidade Criativa da Música
Frutillar é uma cidade que respira música e não foi à toa que em 2017 sua vocação musical foi reconhecida pela UNESCO que lhe deu o título de Cidade Criativa da Música.
Além das diversas atividades artísticas, todos os anos acontecem as semanas musicales, com atrações nacionais e internacionais. Um festival que reúne pessoas de toda parte do Chile e do Exterior, dentro e fora do palco.
Mantido pelo governo e pela iniciativa privada, o festival tem como principal mantenedor a Nestlé e essa marca está presente em vários pontos da cidade, como neste simpático piano de ferro que todo mundo faz questão de “tocar”. Eu também fiz 🙂
Teatro del Lago
O Teatro do Lago, por sua vez é referência cultural para o Chile e América Latina, é o palco de grandes apresentações durante o ano todo. Além de salas de apresentações e eventos, o teatro possui um café e restaurante, uma loja de souvenirs com itens ligados aos temas artísticos e o Viveiro Criativo, uma oficina de arte onde crianças ficam enquanto seus pais assistem aos espetáculos.
Revestido com madeira colorida, o Teatro do Lago, possui a arquitetura moderna mas que se integra muito bem ao local.
Um tour guiado no seu interior custa $ 6.500 pesos chilenos por pessoa para adultos e $ 5.000 pesos chilenos para estudantes e idosos , por pessoa, agendados previamente para os horários das 10:30h, 12:00h, 15:00h ou 17:00h. Neste link você pode ver a programação e comprar ingressos tanto pra visita como para as demais atividades.
Muelle Frutillar
O Muelle Frutillar é um charmoso pier de madeira. Um lugar super romântico pra relaxar contemplando as águas cristalinas do lago. À noite, todo iluminado o muelle fica ainda mais gostoso pra passear e namorar. O frio? Quem se importa?
Pequenos detalhes aqui e ali, por todas as ruas, fazem dessa cidade um lugar super especial!
Notas Musicais estão espalhadas pela cidade. Um mimo a mais dessa cidade fofa.
Templo Paróquia I. Concepção
Templo Luterano de Frutillar
Mansões Antigas
Várias mansões antigas fazem de Frutillar Bajo um cenário romântico e espetacular, diferente de tudo que estamos acostumados a ver, exceto em filmes de época.
Elas estão presentes em toda a costaneira e nas ruas adjacentes, seja como residências, pousadas ou cafés e restaurantes.Uma caminhada sem pressa é a melhor maneira de conhecê-la.
Eu pretendia fotografar as principais, listadas no folheto do Centro de Informações Turísticas, na Avenida Bernardo Philippi, aonde estão concentrados restaurantes, salões de chá e empórios, mas fiquei sem câmera. Que raiva!
Pra levar muitas fotos lindas pra casa, leve sua câmera, ou celular mas não esqueça de carregar a bateria antes, como eu esqueci 🙁
Museu Colonial Alemão
Como chegar a Frutillar Bajo
Por terrestre
Fomos por conta própria em ônibus local. É fácil porque a cada 15 minutos há um microbus saindo da Rodoviária de Puerto Montt com destino a Puerto Varas. O percurso é muito rápido, dura em média 25 minutos. A passagem custa $ 900 pesos chilenos, por pessoa e lá fomos nós. De Puerto Varas, outro microbus leva a Frutillar Bajo, passagem a $ 1200 pesos chilenos por pessoa, cerca de R$ 6,00 são mais 30 a 40 minutos em média. Tudo depende do trânsito e horário, claro.
Via Aérea
O aeroporto mais de próximo de Frutillar é Aeroporto El Tepual, (PMC) de Puerto Montt . Os voos Santiago/Puerto Montt duram cerca de 1h:40min, através das linhas aérea Latam, SKY Airline e Air Comet que têm vôos diários.
Via Marítima
Puerto Montt recebe regularmente navios de cruzeiros nas altas estações. De Puerto Montt partem barcos que vão para o sul do sul do Chile, inclusive Frutillar.
Pacotes Turísticos:
Existem opções de tour guiado com vans confortáveis e guia turístico narrando em espanhol, inglês ou português. Você pode escolher entre os melhores tours para a região de Los Lagos, clicando aqui.