Santiago em 7 Dias
Santiago em 7 dias de uma viagem inesquecível é o relato enviado por nossa leitora e cooperadora Eliene Oliveira.
Quando cheguei a Santiago já era noite e imediatamente me senti encantada, a princípio, com a infraestrutura e organização daquele lugar aonde eu passaria sete dias de uma viagem inesquecível.
Segundo Dia: Centro Histórico de Santiago
Descansada da viagem, ao amanhecer, fizemos uma tour a pé, onde pude conhecer o Marco Zero, o mercado e alguns palacetes, de onde o governos despacha.
Você já viu? Santiago e 10 Pontos Turísticos no Centro Histórico
Estive na Catedral do Chile, muito bonita na sua arquitetura, mesmo tendo sido reconstruída por seis vezes por conta dos terremotos ali ocorridos.
Conheci a famosa Rua Augustinas. Fui informada que era o melhor local de câmbio. E lá fomos nos, trocar nossa moeda pelo peso chileno.
Vinícola Concha y Toro
No decorrer da tarde visitamos a Vinícola Concha y Toro, aprendi muito sobre o processo de plantação de uvas e fabricação de vinhos, além de como os vinhos são conservados em lugares com baixa temperatura, por algum tempo para depois serem engarrafados.
Lá também foi servido um deguste para todos os presentes, que foram presenteados com uma taça personalizada.
Terceiro Dia: Valle Nevado
O dia seguinte foi muito esperado: A visita ao Valle Nevado, que estava ali a 3.000 metros de altura. Estava eu muito ansiosa.
No trajeto senti um pouco de medo, pela altura e pelas curvas fechadas…. mas, nada como uma vista e beleza ímpares, para tudo esquecer.
Pude ver e sentir a neve pela primeira vez! Lindo demais. Inesquecível. Neste dia a temperatura estava boa, creio que 6 graus e o sol teimava em sair, até o gelo derretia em alguns lugares.
Foi maravilhoso.
Quarto Dia: Isla Negra
Logo cedo, estava pronta para mais uma aventura, que seria a visita à Praia Isla Negra, nome dado a uma praia que fica no quintal de ninguém menos que o poeta Pablo Neruda.
“Deus não tinha onde colocar o mar, então colocou no meu quintal.” Pablo Neruda
Conhecer a sua 3ª casa, que é o Museu Pablo Neruda e, assim, um pouco mais a sua história, foi enriquecedor.
Nesta casa, Pablo Neruda recebia muitos amigos, dentre eles os nossos irmão brasileiros: Caetano Veloso e Jorge Amado.
Curiosidades
- Uma das curiosidades que vi na casa museu foi algumas conchas no piso de entrada. Pablo pegava muitas coisas na praia, para usar na decoração e essas conchas ele dizia que servia para massagear os pés de suas visitas.
- Os sinos que ficam ao lado da casa, sinos de diversos tamanhos, ali quando Pablo avistava um barco ou navio se aproximando da praia, lá ia ele e tocava um dos sinos (de acordo com o tamanho da embarcação)
O museu fica em uma zona litorânea do Chile, denominada litoral dos poetas.
Nesta casa estão os restos mortais de Pablo e de sua esposa Matilde.
Quinto Dia: Vinícola Undurraga
No dia seguinte, visitamos a outra vinícola. A Vinícola Undurraga, conhecemos desde a plantação das parreiras até o armazenamento do vinhos.
Aproveitamos para apreciar um pouco da culinária Chilena. Saboreamos uma Parrilhada 3 cerdos e empanadas chilenas de entrada. Tudo muito saboroso.
Sexto Dia: Costanera Center
Conhecemos também o Costanera Center, maior prédio do Chile, com 64 andares e 300 metro de altura, sendo que nos primeiros seis andares é um shopping, com diversas lojas.
Cada andar contempla um público, ou seja, 1º piso, moda infantil, 2º piso, moda feminina e assim sucessivamente. No Costanera o turista faz um cadastro (on Tour) e ganha desconto em diversas lojas.
E para fechar com chave de ouro, fomos também ao Bali Hai para um jantar show maravilhoso.
Diferente, baseado na cultura local onde conhecemos a dança La Cueca que é um conjunto de estilos musicais e danças típicos, muito respeitada pelo povo mais antigo do país.
Esta dança representa a conquista e o desejo amoroso de um homem por uma mulher. Muito simpáticos os dançarinos pegavam pessoas, casais da plateia para subirem ao palco e dançarem.
No final, virou um grande baile, Quase todos, inclusive eu, subimos ao palco para dançar rsrsrs . Conheci pessoas de muitos nacionalidades naquela noite, o jantar de muito bom gosto e servido de forma bem elegante.
O Sétimo Dia de uma viagem inesquecível.
Enfim, tive que voltar para casa, plena e permaneço cheia de vontade de retornar ao Chile. Foram dias incríveis!
Conheçam Santiago. Eu recomendo.
Por Eliene Oliveira