Funicular Santiago – História, Horário e Preços.

by Lugares Lindos
Funicular em Parque Metropolitano de Santiago

Funicular Santiago

Funicular Santiago: Veja como é viajar no funicular de Santiago, sua história, horários de funcionamento e preços atualizados.

Nós gravamos um vídeo mostrando uma parte do percurso quando subimos o Cerro San Cristobal pelo funicular do Parque Metropolitano de Santiago:

Funicular do Parque Metropolitano de Santiago
Se inscreva no nosso canal

Subir o cerro San Cristóbal via funicular foi uma experiência divertida e vale muito a pena o preço cobrado. O percurso todo durou cerca de 8 minutos, incluindo a parada para descida de turistas na estação do zoológico.

Tá sem tempo para ler tudo agora? Clique para baixar a versão em PDF e leia depois com calma.

História do Funicular Santiago

O funicular Santiago do Chile teve sua construção iniciada em 24 de novembro de 1923 e conclusão no ano de 1925.

Foi edificado um pequeno castelo em estilo neo medieval, conforme design do arquiteto Luciano Kulczewski, com o nome de  Estação Pio Nono, ligando a base do Cerro San Cristóbal ao seu cume, aonde foi construída a Estação Cumbre.

As pedras usadas na construção do Funicular Santiago foram extraídas do próprio cerro, que também forneceu pedras para a construção da ponte cal y canto, Palácio La Moneda e ruas de Santiago.

Curiosidade

Primeiro Funicular
Santiago Estacion Funicular Cerro San Cristobal [fotografía] Edición Marinetti. – Biblioteca Nacional Digital de Chile

Os vagões tinham capacidade para 50 pessoas que viajam diferenciadas na primeira e segunda classes. A primeira classe ficava no centro do funicular, em cabines privadas, com cortinas e assentos, enquanto a segunda classe viajava ao ar livre, na frente ou fundo, e as pessoas tinham que viajar de pé. 

O Funicular Santiago foi declarado Monumento Nacional em 16 de novembro do ano 2000.

A Estação Cumbre está situada a 820 metros acima do nível do mar. Seu design é do arquiteto Carlos Landa. Nela se encontra a sala de maquinas e o Salón Tudor, localizada acima da sala de máquinas.

Neste plano está o Terraza Bellavista que é esta praça aí acima, de onde temos uma visão panorâmica da cidade e da Cordilheira dos Andes.

Atualmente o Funicular Santiago é uma das atrações principais atrações turísticas do parque metropolitano.

Achamos o funicular a melhor opção para subir ao Cerro San Cristobal mais divertido e rápido pra chegar ao topo.

Através de trilhos, os ascensores percorrem 485 metros, unindo três estações: “Estação Pío Nono” , “Estação do Zoológico” e “Estação Cumbre”.

Se você deseja usar o funicular para descer no zoo, observe que a parada na estação do zoológico acontece apenas durante a subida do funicular.

Como Chegar ao Funicular Santiago

Para chegar a estação Pio Nono que é o único ponto de acesso para a subida via funicular, a estação de metrô mais próxima é a Baquedano. Você pode planejar sua rota no site oficial do metro.

Entendendo o Mapa

Você vai descer um pouquinho distante mas nada que não possa ser vencido a pé, enquanto você desfruta da beleza do trajeto: atravesse a Plaza Baquedano, atravesse a ponte do Rio Mapocho e pegue a Calle Pio Nono, encontrando a estação exatamente no final da mesma rua.

Horário de Funcionamento

Invierno: Durante o inverno o funicular funciona de Terça-Feira a Domingo das 10:00h às 18h:45min. Na Segunda-Feira abre à partir das 13:00h às 18h:45min.

Verão: Durante o verão o funicular funciona de Terça-Feira a Domingo das 10:00h às 19h:45min e nas Segundas abre somente à partir da 13:00h encerrando às 19h:45min.

Preços Atualizados

Segunda a Sexta

Ticket: 1/2 Tramo 1 Tramo Roundtrip
Adultos CLP 800 CLP 1.500 CLP 2.000
Crianças CLP 500 CLP 1.000 CLP 1.500

Finais de Semana e Feriados

Ticket: 1/2 Tramo 1 Tramo Roundtrip
Adultos CLP 1.000 CLP 1.950 CLP 2.600
Niños CLP 650 CLP 1.300 CLP 1.950

Créditos: As fotos em preto e branco deste post foram retiradas do site oficial do Funicular de Santiago.

You may also like

3 comments

Parque Metropolitano De Santiago - Lugares Lindos June 22, 2019 - 11:12 am

[…] Clique aqui para ver o vídeo que gravamos na subida e saber mais sobre o Funicular de Santiago. […]

Reply
Tudo Sobre o Teleférico Santiago, inclusive preços e horários. - Lugares Lindos June 12, 2023 - 12:18 am

[…] Parque Metropolitano tem ainda a opção de passeios de funicular e ônibus panorâmicos – os Buses Panorâmicos que você pode intercalar, se […]

Reply
Tudo Sobre o Teleférico Santiago, com preços atualizados em junho 2023. - Lugares Lindos September 20, 2023 - 6:17 pm

[…] fizemos esse passeio e foi incrível. Subimos o Cerro San Cristobal pelo funicular e depois de curtir bastante a linda vista que o cerro oferece, seguimos para a plataforma de […]

Reply

Leave a Comment