Isla Tenglo e Uma vista de tirar o fôlego

de Lugares Lindos

A Isla Tenglo e uma vista de tirar o fôlego

 

Separada por um braço de mar do Pacífico, a Puntilla Tenglo ou Isla Tenglo, é uma porção de terra montanhosa, com vegetação abundante, situada bem de frente para Puerto Montt e separada por apenas 5 minutos de navegação por barco.

No topo da Ilha Tenglo, há um santuário com  uma cruz gigante que abre os braços para a cidade, de população católica em sua maioria, e  nos convida a um passeio por seu mirador.

Isla Tenglo como chegar

A travessia é feita por barcos e muito rápida, cerca de 5 minutos.  O pequeno atracadouro fica a 350 metros de distância do Terminal Rodoviário de Puerto Montt, na Costanera e você alcança em 4 minutos de caminhada.

 Na última vez que estivemos lá foi em janeiro de 2019 e custou $ 500 pesos chilenos por pessoa, o  equivalente a R$ 2,50 reais.

Isla Tenglo - Local de Embarque

Isla Tenglo – Local de Embarque

 

Embarque-de-Turistas-Isla-Tenglo

Isla Tenglo – Embarque

Acesso ao mirante

Para encontrar o mirante é muito fácil pois o lugar é pequeno e existem placas  sinalizando todo o trajeto, que começa numa pracinha bem simpática com jardineiras de lavandas dando boas vindas.

Já para alcançar o mirador no topo de Isla Tenglo, as pessoas sedentárias podem se sentir um pouco ofegantes na subida íngreme em caminho de pedregulhos.

Até chegar lá, são três estágios de ladeira e paramos um instantinho pra descansar e colher um pouquinho de Maqui, uma frutinha saborosa que encontramos à beira da estrada e que está presente em todo o Chile.

Maqui é uma berry.  Muito rica em antioxidantes.

Maqui Berry - Maqui - Essa fruta originária do Chile, é um potente antioxidante

Uma vista de tirar o fôlego

Energizados pela Maqui, retomamos a subida e dez minutinhos depois a gente chega ao destino e aí sim, a vista panorâmica da cidade, da baía,  do Reloncavi e dos vulcões é de tirar o fôlego.

Isla Tenglo - Cerro Tronador no Reloncavi

Isla Tenglo – Cerro Tronador no Reloncavi

Infelizmente as fotografias que tiramos do local não ficaram boas mas nos comprometemos a voltar lá pra melhorar esse post pra você 😉

Isla Tenglo  Los Lagos Chile

Isla Tenglo Los Lagos Chile

 

Santuario Católico em Isla Tenglo

Santuario Católico em Isla Tenglo

Um tempo para refletir

Assim como outros visitantes, ficamos por ali sentados ou deitados na grama sentindo a brisa fresca.

A visão da imensidão azul do céu e mar, as casinhas pequenas lá embaixo e aqueles imensos vulcões… naquele momento de tranquilidade, mirando aquela cruz era impossível não meditar sobre quanto  é grande o Criador de tamanha beleza, assim como seu amor.

Observando a cruz, lembrei de tudo que ela representa para  todos nós crentes ou não. Está escrito:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16)

Há um pequeno mas muito aconchegante restaurante e a gente deu uma pausa pra saborear umas empanadas.

A Casa Hoffmann, apresenta um menú bem variado da gastronomia típica chilena como o curanto,  outros pratos com mariscos e, como as famosas empanadas chilenas, que foi a nossa escolha para lanche.

As empanadas estavam gostosas mas não fotografamos porque até então a gente não tinha ideia de criar um blog.

Isla Tenglo - Uma pausa pra comer empanadas.

Esse restaurante fica na beira do canal e enquanto a gente esperava servir, vimos muitas gaivotas voando por ali (são aqueles pontos branquinhos no fnal da foto). Lindas! Pena que não dá pra ver 🙁

Apesar de ser bastante frio, Isla Tenglo é um lugar super sossegado e que nos transmite paz e tranquilidade. 

Já estivemos lá duas vezes e queremos fazer esse passeio mais uma vez, assim que possível porque queremos percorrer as trilhas ao redor da ilha.

Elas levam para a parte de trás onde se veem aves migratórias que passam para se alimentar na praia, e também os sítios arqueológicos.

Pra receber as atualizações deste e outros posts, assine nossa newsletter. Nós não enviaremos spam. 

Obrigado por nos acompanhar. Até a próxima. 

 

You may also like

1 comment

10 Lugares Para Conhecer em Puerto Montt March 5, 2019 - 1:21 pm

[…] Tenglo: Isla Tenglo,  uma comunidade de pescadores aonde se tem acesso a um mirante no alto da montanha, com […]

Reply

Deixe um comentário