Plaza de Armas de Santiago

by Lugares Lindos

A antiga Plaza Mayor, atualmente chamada Plaza de Armas de Santiago não é apenas um dos lugares mais turísticos do Chile,  é também o marco zero,  onde Pedro de Valdívia  oficialmente fundou a cidade em 1541 com o nome de “Santiago del Nuevo Extremo”, em honra ao Apóstolo Tiago.

Plaza de Armas - Monumento Pedro de Valdivia

Monumento Pedro de Valdívia

A praça tá arrodeada por prédios históricos.  Tem também muitas palmeiras altas e centenárias, além de árvores de outras espécies e bancos muito disputados.

Detalhes da Plaza de Armas de Santiago do Chile - Pedro de Valdivia em seu cavalo
Detalhes da Plaza de Armas de Santiago do Chile – Pedro de Valdivia em seu cavalo

É gostoso passar algumas horas ali, debaixo de suas árvores, onde podemos relaxar observando as revoadas dos pombos e a bela arquitetura da prefeitura,  catedral, correios e do museu.

Outra opção é  sentar sob os sombreiros dos restaurantes, provando da comida local enquanto  artistas de rua se apresentam, ou simplesmente acompanhar o vai e vem dos turistas e moradores da cidade.

Veja aqui mais pontos turísticos no centro histórico de Santiago: Santiago e 10 Pontos Turísticos no Centro Histórico

Catedral de Santiago

Quando a cidade foi fundada o templo católico era uma capela rústica que foi destruída 7 meses depois, durante a Guerra de Arauco, travada entre espanhóis e mapuches. Outros templos foram  edificados  no mesmo local mas acabaram sendo também destruídos, por terremotos, incêndios e até transbordamento do Rio Mapuche.

A Catedral de Santiago como agora se vê, foi construída em 1941 e passou por uma restauração no ano de 2015.

Catedral de Santiago e Correios em Plaza de Aramas
Catedral de Santiago e Correios em Plaza de Aramas

Correio Central de Santiago

No do início do século XVIII, o local era a Casa dos Governadores e Presidentes e já passou por muitas restaurações, devido a incêndios e terremotos,  tinha uma aparência muito diferente da que é conhecida hoje.

A atual construção, em estilo neoclássico, foi iniciada em 1882, projetada pelo arquiteto Ricardo Brown, para abrigar o Correo Central do Santiago e o Museo Postal y Telegráfico, que reúne um farto acervo sobre a história postal do Chile.

Museo Historico Nacional

O Palacio de La Real Audiencia e Caja Reales, foi construído entre 1804 e 1807 para servir,  de palácio de audiências,  mas foi usada pelos tribunais somente durante dois anos. Depois o palácio foi destinado a sede do governo até 1846, quando mudou para o Palácio La Moneda.

Esse monumento histórico  atualmente é ocupado pelo Museo Histórico Nacional de Chile e todas as visitas devem ser agendadas através do site do museu  porém estão suspensas até 2021 devido a reforma para ampliação.

Municipalidad de Santiago

O prédio da Municipalidad de Santiago, até o final do século XIX,  era a Prisão Pública de Santiago mas foi demolido  e reconstruído em 1891,  depois que um incêndio destruiu o local.  Quando foi reinaugurado em 1895, passou a ser sede da prefeitura.

Nela se encontra o centro de informações turísticas, equipado com computadores conectados à Internet à disposição do turista, galeria de fotos e com guias bilíngues, para prestas informações não apenas de Santiago mas de todo o Chile.  Conseguimos lá um mapa com todos os pontos turísticos da cidade.

Monumento a Los Pueblos Indigenas

Catedral de Santiago e Correios em Plaza de Aramas
Catedral de Santiago e Correios em Plaza de Aramas

Este monumento aos povos indígenas, inaugurado em 1992,  é uma criação de Enrique Villalobos. Tem 8 metros de altura, feita de cimento e granito, representando uma semente, um rosto e um vegetal.

Boulevard Gastronômico de Santiago

Portal Fernandez Concha

Tombado como Monumento Nacional, o Portal Fernandez Concha foi construído entre 1870 e 1871, sobre o antigo portal colonial “Sierra Bella”, destruído em um incêndio no ano de 1869.

O Portal Fernandez Concha foi um lugar boêmio para as classes média e alta de Santiago durante as décadas de 1940 e 1950

Portal Bulnes

O Portal Bulnes, forma um conjunto arquitetônico com o edifício Phillips e a torre denominada Edificio Presidente, assim chamado por ter sido a residência do presidente Jorge Alessandri, (1958 e 1964).

Este portal foi declarado Monumento Nacional na categoria de Zona Típica como parte do entorno da Plaza de Armas. Também possui a categoria de “Propriedade de Conservação Histórica”,

Assim como o Portal Fernandez Concha, foi revitalizado e atualmente aloja restaurantes e lanchonetes na Plaza de Armas, formando o Boulevard Gastronômico de Santiago, inaugurado neste ano de 2019.

Como Chegar

É possível chegar a pé a esta praça à partir de praticamente todos os hotéis do centro de Santiago, mas se você tiver num ponto distante e precisar de veículo para chegar até lá, fique à vontade pra chegar até a Plaza de Armas pela  Linha 5,  do metrô. Desça na Estação Plaza de Armas e suba a escada. Pronto! Você vai sair exatamente na praça.

Clique aqui pra abrir o mapa de linhas do metrô de Santiago.

Clique aqui para ver hospedagem na Plaza de Armas ou ao redor dela

Clique aqui pra ver as fotos ampliadas em HD em nosso álbum no Flickr

Pernas pra que te quero

Nesse dia a gente já havia caminhado bastante e essa praça foi um refrigério mas bastou que os pés e pernas aliviarem pra minha sede de Santiago nos levasse a caminhar um tanto mais e, nessa voltinha, achamos mais preciosidades que vamos compartilhar em breve!

Pra não perder os próximos posts, assine nossa newsletter.

You may also like

3 comments

Santiago e 10 Pontos Turísticos no Centro Histórico April 29, 2019 - 6:17 pm

[…] >>> Clique aqui e veja detalhes no nosso posto sobre a Plaza de Armas <<< […]

Reply
Pastel De Choclo - Lugares Lindos May 26, 2019 - 7:00 am

[…] Plaza de Armas de Santiago […]

Reply
Santiago Do Chile - Lugares Lindos June 5, 2019 - 11:32 am

[…] Plaza de Armas de Santiago […]

Reply

Leave a Comment