Pastel de Choclo

by Lugares Lindos

Pastel de Choclo,  é um prato delicioso da cozinha tradicional chilena.

O Pastel de Choclo é uma espécie de creme de milho, bem espesso e recheado com ovos, carne bovina moída, frango, azeitonas pretas e passas.

O Pastel de Choclo é cozido e servido em tigelas de barro.

Apesar do nome, como você pode ver, o Pastel de Choclo em nada se parece com o nosso tradicional pastel brasileiro. Segue a receita:

Pastel de Choclo – Receita

Ingredientes:

10 espigas de milho grandes picados, ralados ou moídos (8 xícaras aprox.)
½ Litro de leite
3 colheres de sopa de óleo
3 Cebolas picadas
1 colher de chá de colorau
Orégano, cominho
300 g de carne moída (1 ½ xícara)
1 tablete de caldo de carne
6 pedaços de frango (cozidos ou assados)
2 colheres de sopa de uvas passas
2 ovos duros cortados
12 azeitonas pretas
3 colheres de sopa de açúcar granulado, para polvilhar
Sal e pimenta à gosto

Modo de Fazer

1.- Debulhe o milho, moa e cozinhe em uma panela em fogo baixo, mexendo sempre até ferver alguns minutos e perder o sabor cru. Como ele cozinha e engrossa, adicione pequenas quantidades de leite. Como resultado, ele deve ser cremoso e levemente espalhável, se ficar muito grosso, adicione mais leite, se achar necessário. Finalmente tempere com sal e pimenta a gosto.

2.- Além disso, aqueça o óleo em outra panela e refogue a cebola por alguns minutos até que fique cristalina, adicione o colorau, orégano, cominho, pimenta e carne moída. Adicione o tablete de caldo de carne dissolvido em ¼ xícara de água quente e cozinhe por 10 a 15 minutos em fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Finalmente, se necessário, tempere com sal e pimenta a gosto.

3.- Despeje a mistura de carne moída em uma forma retangular ou tigelas individuais de barro. Distribua os pedaços de frango, as passas, as fatias de ovo, as azeitonas e cubra completamente com a mistura de milho preparada na hora.

4.- Finalmente, polvilhe a superfície com um toque de açúcar e leve ao forno quente para aquecer e dourar a superfície. Uma vez pronto, sirva imediatamente.

Tempo médio de preparo: 90 minutos

Dificuldade de preparo: média.

Serve 6 pessoas.

Tabela Nutricional Por Porção

Energia420
Proteínas29.8
Gorduras Total14.6
H. de Carbono Disponível46.3
Colesterol95.8
Fibra Total6.60
Sódio473

Onde Comer

O Pastel de Choclo é um alimento muito popular, encontrado com facilidade em toda Santiago e grande parte do Chile.

Eu comi pela primeira vez no Restaurante “El Rincón del Portal

Restaurante El Rincón del Portal

Escolhemos uma mesa no segundo piso do restaurante. Fomos atendidos pelo garçom José, muito simpático por sinal e o atendimento foi rápido.

Esquecemos de fotografar: Foi servida uma entrada típica chilena: uns pãeszinhos quentes com um molho de pebre, picante, bem como a conta paga, cujo total foi CLP 16.890, pouco menos que R$ 98,00

Os pratos principais: a porção servida na tigela de barro é muito grande. Alejandro havia pedido um outro prato, Pollo a La Plancha con Ensalada Surtida que também estava saboroso, mas a porção menor.

O restaurante “El Rincón del Portal” está localizado na Plaza de Armas, Merced 918, Local 974, no Portal Fernández Concha que faz parte do Boulevard Gastronomico de Santiago.

Portal Fernández Concha

O Portal Fernadéz Concha é um Monumento Patimonial e recentemente foi revitalizado. Você pode conhecer mais sobre o Portal Fernandéz Concha e Boulevard Gastronomico de Santiago no nosso post Plaza de Armas de Santiago

Você pode gostar de fazer: Tours gastronômicos em Santiago do Chile

No nosso próximo post, uma outra receita da culinária chilena, também à base de milho, chamada Humita.

Bueno, o Pastel de Choclo me foi uma grata e deliciosa surpresa. E você, já experimentou o pastel de choclo?

Este post expressa minha sincera opinião sobre nossa experiência no restaurante El rincón del portal. Não recebemos qualquer gratificação pela publicação.

Receita adaptada de uma publicação da Nestle Chile

You may also like

1 comment

Santiago Do Chile - Lugares Lindos June 5, 2019 - 11:22 am

[…] Pastel de Choclo, um prato típico da culinária chilena, e a receita você encontra no nosso post Pastel de Choclo.  Simplesmente […]

Reply

Leave a Comment